São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Hillary Clinton

DA REDAÇÃO

Hillary Rhodan Clinton, 47, chamou a atenção por ser a primeira mulher independente e profissionalmente bem-sucedida a se tornar primeira-dama dos Estados Unidos.
Ao deixar a atividade profissional para acompanhar Clinton à Casa Branca, licenciou-se da empresa de advocacia da qual é sócia, com rendimento pessoal de US$ 160 mil por ano. Também deixou o conselho diretor da cadeia de lojas Wal-Mart.
Hillary tem sido citada com frequência na lista dos cem mais importantes advogados do país. Ela é especialista em direitos das crianças.
Foi militante de causas pacifistas e em favor dos direitos civis durante os anos 60.
Quando foi escolhida, em 1969, como a primeira mulher para fazer o discurso de formatura no Wellesley College, surpreendeu os presentes e atacou a Guerra do Vietnã, falou dos distúrbios raciais e dos assassinatos de Martin Luther King e Bob Kennedy.
Hillary e Bill Clinton conheceram-se no início da década de 70, quando os dois estudavam direito em Yale. Fizeram juntos, em 1972, a campanha do candidato democrata George McGovern, que acabou derrotado. Casaram-se em 1975.
Hillary tem tentado repetir na Casa Branca a postura atuante que teve nos 12 anos em que Clinton foi governador do Estado de Arkansas (sul dos EUA).
É considerada um dos assessores-chave do presidente, rejeitando a função apenas protocolar de primeira-dama.
Sofreu uma derrota no ano passado, com o fracasso do governo em conseguir aprovar no Congresso reformas propostas por ela no sistema de saúde.
Ela nasceu em Chicago (Illinois, centro do país) e é filha de um empresário têxtil.

Texto Anterior: TV pública educa crianças dos EUA
Próximo Texto: Saddam manda prender partidários de dissidentes; Tempestade Helen mata 2 em Hong Kong; Curdos enfrentam policiais em Berlim; Austrália apóia fim de teste nuclear dos EUA; Acidente na África do Sul deixa dez mortos; Tâmeis rejeitam plano de paz no Sri Lanka
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.