São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sedutora Capitu vira dona-de-casa

VANESSA CAMPOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois de muito rebolar (literalmente) no papel da sedutora Capitu, uma das alunas da extinta "Escolinha do Professor Raimundo", a atriz Claudia Mauro, 26, revela grande prazer em atuar como a dona-de-casa Valquíria na novela "História de Amor", da Globo.
Foi uma grande virada em sua carreira. "Já no segundo ano da `Escolinha', eu tentei fazer outros trabalhos na emissora, mas ouvia sempre que precisava sair da linha de shows primeiro. No final do meu terceiro ano no programa, conversei com o Chico Anysio e com a diretora Cininha de Paula. Eles foram maravilhosos comigo, saí numa boa e rescindi meu contrato", conta.
Mas se Claudia, ao contrário de outros alunos da "Escolinha", recebeu a benção de Chico ao sair, o aval do comediante não significou nenhum papel imediato em novelas da Globo.
Mesmo tendo cursado a Oficina de Atores da emissora e atuado em peças de sucesso, como "Entre Amigas" e "Meu Primo Walter", a atriz ficou três meses fora do ar até ser convidada pelo diretor da novela das seis, Ricardo Waddington.
"Na realidade, a Valquíria é a minha primeira experiência em teledramaturgia. Só tinha feito anteriormente pequenas participações especiais, mas nada significativo", conta.
Apesar de o perfil de Valquíria não ser muito atraente e oferecer poucas oportunidades de crescimento na trama, Claudia defende com unhas e dentes sua personagem.
"Valquíria não é o estereótipo da dona-de-casa. Tem uma relação maravilhosa com a ex-mulher do Assunção (Nuno Leal Maia), a Helena (Regina Duarte) e com a filha dele de 18 anos, a Joyce (Carla Marins). É muito mais madura que o marido e tem consciência dos defeitos dele. Mas o adora. Na verdade, ao contrário do que parece, ela não é uma otária, que faz tudo o que o companheiro manda fazer. E dá um banho nele. Ele, inclusive, acredita que ela casou virgem", diverte-se.
Uma análise mais profunda da personagem também revela insuspeitadas semelhanças com a performance de Claudia na "Escolinha".
Como a Capitu, a Valquíria é extremamente sensual e só usa roupas provocantes. Assim, as crises de ciúme de Assunção prometem temperar com muito humor a relação entre os dois personagens.
Sobrinha-neta de Humberto Mauro, um dos grandes nomes do cinema nacional, Claudia tem como grande meta para o ano que vem estrear em um longa-metragem.
Firme no seu propósito, já procurou, inclusive, os produtores do filme "O que é Isso Companheiro?".
Casada com o galã Paulo César Grande, a atriz acalenta outro importante projeto para 1996: ter um filho.

Texto Anterior: Bruna fala com Tom Hanks no `Gente de Expressão'
Próximo Texto: GNT lembra a prisão do terrorista Carlos Chacal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.