São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Brandy `cinquentinha' é ágil e econômica
JOTA SANTANA
É muito fácil de ser dirigida -como quase todos os ``scooters", motos pequenas com o motor embaixo do banco, voltadas ao uso urbano. Uma característica comum à maioria dos scooters fabricados hoje em dia -na Itália, no Japão ou no Brasil- é a ausência de comandos de câmbio. Nunca é preciso engatar marchas com o auxílio de uma embreagem. Ela dá lugar a polias com diâmetro variável, que tracionam diretamente o eixo da roda traseira por meio de uma correia. Essa simplificação do sistema de tração torna os ``scooters" veículos muito fáceis de dirigir. Para controlar sua velocidade, é só acelerar ou frear. O acelerador da Elegant 50 é igual ao das motos convencionais e suas respostas são suaves, sem provocar solavancos nas arrancadas ou retomadas de velocidade -nem há potência para fortes acelerações. Seus freios são acionados por manetes simples, iguais aos de uma bicicleta, localizados no guidão: o do freio traseiro na mão esquerda e o do freio dianteiro na mão direita. Teoricamente, quem sabe andar de bicicleta sabe também andar de ``scooter". É só acelerar em vez de pedalar. Além disso, a Elegant 50 é muito leve e pequena, o que ajuda muito na hora de estacionar. Quanto ao desempenho, seu pequeno motor de dois tempos e 5,5 cavalos-vapor (cv) de potência máxima desenvolve velocidades compatíveis com o ritmo do trânsito. É alimentado a gasolina misturada com óleo 2T (dois tempos). Por sua limitação de potência, não gosta de encarar subidas muito longas. Chega a esquentar. Econômica -faz mais de 40 km/l- e ágil, sofre apenas em buracos. As rodas são pequenas demais para as ruas das cidades brasileiras. ONDE ENCONTRAR Stavale Motors - tel. (011) 814-4333 Texto Anterior: GM convoca donos de Monza 4p 93 a 95; Ford apresenta nova picape Triton nos EUA; Asia traz novo furgão para carga Próximo Texto: FEI mostra projetos com inovações tecnológicas Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |