São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Farol da Dr. Arnaldo é eliminado
DA REPORTAGEM LOCAL A faixa livre da av. Dr. Arnaldo sobre o viaduto Okuhama Koei, no acesso à rua da Consolação, no bairro da Consolação (região central de São Paulo), será permanente a partir das 7h de hoje.Os motoristas que vinham da Dr. Arnaldo no sentido da Consolação pela faixa da esquerda já não precisavam, desde 27 de julho, enfrentar o semáforo na esquina com a avenida Rebouças. Ontem, foi instalado no local um semáforo com luz verde constante. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os resultados obtidos durante esse período de testes foram bons, descongestionando o trânsito na própria Dr. Arnaldo, sentido Sumaré-Consolação, e na rua Major Natanael, sua transversal. Motoristas que passam pelo local também aprovaram a idéia. Quatro faixas correm sobre o viaduto. Os motoristas que optarem pelas três da direita continuam tendo que parar no semáforo na esquina com a avenida Rebouças. A faixa da direita dá acesso à alameda Santos e à rua da Consolação no sentido Jardins. As faixas do centro dão acesso à avenida Paulista e à própria rua da Consolação no sentido centro. Segundo a CET, com a retirada do semáforo, o fluxo de veículos por hora subiu de 600 para 1.600, apenas na faixa livre. Nos horários de pico, o fluxo é de 2.500 veículos pela Dr. Arnaldo no sentido Sumaré-Consolação. Desses, 40% se dirigem à rua da Consolação, 40% à alameda Santos e apenas 20% à avenida Paulista e à Consolação no sentido Jardins. Sinalização Durante o período de testes, a faixa estava sinalizada por cones de borracha. Ontem, foram colocadas tachas (``tartarugas"), semelhantes às que sinalizam faixas exclusivas de ônibus, separando a faixa livre. Essas tachas não impedem que o carro troque de pista. Por exemplo: um motorista pode optar pela faixa da esquerda, ``driblar" o semáforo e entrar ``costurando" à direita para alcançar a alameda Santos ou a avenida Paulista. Segundo o diretor de Operações da CET, Nelson Maluf El Hage, esse é um problema que existe em todos os cruzamentos. ``Resolver isso depende mais da consciência do motorista que da sinalização", disse ele. Texto Anterior: São Paulo tem 46 homicídios Próximo Texto: Cones 'joão-bobo' passam por testes Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |