São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A chama é uma combinação de gases quentes e partículas sólidas

KATHY WOLLARD

Uma vela queimando é um objeto confuso. A vela é um sólido -cera- com um fio de algodão (outro sólido) embutido no centro -o pavio.
Quando o pavio e a vela queimam, parte da cera sólida se torna líquida, enquanto o pavio desaparece lentamente. E uma área quente e brilhante, que batizamos de chama, tremula e pula na ponta do pavio, ocasionalmente mandando pequenas trilhas de fumaça negra para o ar.
A chama nos confunde porque não parece se encaixar nas categorias que criamos para definir os estados da matéria. Sólida? Líquida? Gasosa?
Pegue a água, por exemplo. Ela pode ser sólida (gelo) quando sua temperatura cai para menos de 0 graus Celsius. A água é líquida entre 0 e 100 graus Celsius. E a água fica gasosa (vapor) quando sua temperatura ultrapassa 100 graus Celsius -ela ferve, escapando para o ar.
Uma chama tremulando não parece sólida. Não é líquida -não é possível encher um recipiente com chamas. E não parece com um gás comum -afinal está brilhando e dançando.
Uma chama é, na verdade, uma combinação de gás e sólido. Uma chama é uma área de gases quentes, com minúsculas partículas sólidas de carbono subindo através do gás. São essas partículas quer realmente fazem a chama brilhar na cor amarela.
Como? Quando você acende uma vela, o calor se irradia a partir da chama e derrete a cera perto do pavio. A cera líquida -o combustível da vela- sobe pelo pavio da mesma forma como a água ensopa uma toalha de papel. Quando a cera atinge a ponta do pavio, ela é vaporizada pelo calor da chama, produzindo pequenas partículas de carbono.
Grande parte da chama é formada por gases quentes -o oxigênio do ar do ambiente que entra na chama e os gases produzidos pela queima da cera e do pavio. Os gases quentes da chama aquecem as partículas de carbono até que elas fiquem amarelas, fazendo assim a chama parecer amarela.
Enquanto as partículas brilhantes sobem, elas reagem com as moléculas de água e de dióxido de carbono (que são formadas quando algo é queimado). Essa reação produz um gás chamado monóxido de carbono (mas em quantidades tão pequenas que não nos trazem riscos).
Quaisquer partículas que não são reduzidas a gás crepitam para o ar em forma de fumaça. Então a fumaça das velas é na verdade uma nuvem de partículas sólidas de fuligem.
É muita coisa para chamas de velas. Mas sólido, líquido e gás não são as últimas palavras quando se fala em estado da matéria. Também existe o plasma.
Da mesma forma como os líquidos podem se transformar em gases através de aquecimento, um gás também pode ser transformado em plasma. O plasma é uma mistura quente de partículas precipitadas.
Lembre-se, todas as coisas são feitas de átomos. Cada átomo tem um centro contendo prótons carregados positivamente, orbitados por elétrons carregados negativamente.
Quando um gás é aquecido a temperaturas muito elevadas, os elétrons podem se liberar de seus átomos. Um átomo que perdeu alguns elétrons é chamado de íon. Então o plasma é constituído por partes de átomos -elétrons e seus íons abandonados.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163, EUA.

Texto Anterior: Simplesmente Alicia
Próximo Texto: O que é fator ultravioleta?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.