São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa avalia bancos

DA REDAÇÃO

Por conta da crise desencadeada pela intervenção no Econômico, existem empresas analisando os balanços dos bancos e concentrando os recursos nas maiores instituições, principalmente estrangeiras. A afirmação foi feita, ontem, pelo presidente do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros), Rubens Tafner.
Segundo ele, o caso Econômico deverá ser discutido na próxima segunda-feira em seminário que tratará das regras de adequação de capital dos bancos ao acordo da Basiléia (Suíça).
O Acordo da Basiléia estabeleceu uma série de normas para serem adotadas pelos bancos, de acordo com recomendação do Banco de Compensações Internacionais (BIS) e prevê que os bancos deveriam ter 8% de dinheiro próprio para cobrir eventuais riscos (em não recebimento de seus direitos, por exemplo, empréstimos).
Para Nelson Carvalho, professor da FEA-USP, as regras do acordo permitiriam o diagnóstico da quebra do Econômico mais cedo.

Texto Anterior: Acordo é desastroso, diz mercado
Próximo Texto: Governadores tucanos criticam presidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.