São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa campanha para tirar carros da rua

DA REPORTAGEM LOCAL

A Cetesb e a Secretaria do Meio Ambiente iniciam hoje em São Paulo campanha de divulgação do rodízio de veículos para controle da poluição, que começa no próximo dia 28.
O rodízio vai durar uma semana e é um teste para a implantação do esquema durante todo o inverno a partir de 1996. Este ano, não vai haver multas para quem não seguir o rodízio.
A campanha foi desenvolvida e cedida gratuitamente por uma agência de publicidade, tendo como slogan ``Ajude São Paulo a Sair do Sufoco".
Vão ser distribuídos 3 milhões de folhetos e espalhados cem outdoors pela cidade. Serão veiculadas também mensagens de 30 segundos em rádio e televisão. O material da campanha foi doado por empresas.
O rodízio vai vigorar em toda a Grande São Paulo, das 7h30 às 17h30. Na segunda-feira, não devem circular os carros com placas de finais um e dois. Na terça, finais três e quatro, e assim por diante.
Táxis, ônibus, caminhões e veículos de serviços essenciais e de emergência ficam de fora.
Os veículos são responsáveis por cerca de 90% da poluição atmosférica em São Paulo. A Cetesb pretende, com o rodízio, diminuir em até 20% a emissão de poluentes na atmosfera.
Fiscais da Cetesb, da Secretaria do Meio Ambiente e da Polícia Militar estarão colocados em 34 cruzamentos nas regiões de maior movimento de veículos.
Os motoristas que furarem o rodízio poderão ser parados e advertidos verbalmente.

Frente fria
A entrada de uma frente fria melhorou ontem a qualidade do ar em São Paulo.
Apenas uma estação de medição da Cetesb na Grande São Paulo e uma em Cubatão (65 km a sudeste de SP) tiveram qualidade inadequada do ar.
Anteontem, 13 estações na Grande São Paulo registraram qualidade inadequada do ar.
A estação de Vila Parisi, em Cubatão, teve a qualidade do ar considerada má.
Segundo a Cetesb, a ocorrência de ventos ajudou a dispersar os poluentes do ar.
A companhia espera que o quadro se repita hoje, evitando o aumento da poluição.

Texto Anterior: Sabesp trata menos água do que seria necessário
Próximo Texto: Leitora quer receitas de forno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.