São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microusinas vão produzir energia no PA

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Será inaugurada hoje no Pará a barragem-laboratório de um projeto que pretende construir microusinas hidrelétricas usando o movimento das marés. O projeto é de pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi e da UFPA (Universidade Federal do Pará).
A barragem-laboratório, localizada na ilha fluvial do Cumbu, em Acará (a 158 km de Belém), vai movimentar um gerador, que, em duas semanas, poderá produzir energia para até sete famílias.
O projeto pretende espalhar pelo Estado centenas de pequenas barragens, que poderão atender nos próximos anos cerca de 100 mil moradores de áreas ribeirinhas.
A técnica de armazenagem em barragens e canalização de água foi inspirada no mecanismo dos antigos engenhos de cana, descoberto por arqueólogos do museu Emílio Goeldi.
O mecanismo foi aperfeiçoado por pesquisadores da universidade e gerou o princípio das microusinas hidrelétricas.
A água dos igarapés é represada em pequenas barragens durante a subida da maré. Canalizada, a água movimenta uma turbina geradora de energia, que será ligada às casas.
Segundo a pesquisa da UFPA, cada represa pode gerar entre 20 kw/h e 40 kw/h.

Texto Anterior: Campanha tenta recuperar principal museu de Santos
Próximo Texto: Curitiba amplia a lotação de ônibus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.