São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Goiânia esbanja suas áreas verdes

MAÉRCIO SANTAMARINA
DO ENVIADO ESPECIAL

No coração do Brasil, Goiânia é uma capital moderna, cheia de charme e que se estende por uma vasta planície pontilhada por córregos afluentes do rio Meia Ponte.
A natureza está presente em toda a cidade, nas praças e parques planejados pelo engenheiro Atílio Correia Lima, na década de 30.
A pedra fundamental foi lançada no dia 24 de outubro de 1934, na praça onde posteriormente foi erguido o Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano.
Com 750 metros de altitude e temperatura média de 21 graus Celsius, a história de Goiânia se mistura à de Brasília.
A idéia da construção de uma nova capital partiu do médico Ludovico Teixeira, quando as jazidas de ouro estavam se esgotando na cidade de Goiás.
Goiânia tem 1.100 hectares de área urbanizada, dos quais 375 hectares são só de áreas verdes.
Apesar de planejada para apenas 50 mil habitantes, a capital já chegou a um milhão e ainda consegue manter o equilíbrio entre as pequenas e as grandes cidades, com as vantagens das duas.
Mesmo incrustada no centro geográfico do país e longe das praias, Goiânia pode ser considerada uma cidade turística, com uma excelente estrutura hoteleira.
Recentemente, a cidade ganhou um centro de convenções, com o objetivo de prepará-la para o turismo profissional.
(MS)

Texto Anterior: Projeto resgata cultura carajá
Próximo Texto: Povoados ribeirinhos recebem os turistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.