São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grávida fumante morre mais

DA REDAÇÃO

Mulheres que fumam durante a gravidez apresentam um maior risco de morrer prematuramente, se comparadas a mulheres que não fumam e a mulheres que fumam apenas quando não estão grávidas.
A conclusão, de cientistas da Universidade de Oulu (Finlândia), foi publicada na edição da revista "BMJ.
Os pesquisadores estudaram 12 mil mulheres que tiveram filhos em 1966. Em 1993, 571 delas haviam morrido.
As mulheres que fumaram depois do segundo mês de gravidez apresentaram uma incidência 2,3 vezes maior de morte prematura do que as que não-fumantes.
Se comparadas às fumantes que deixaram de fumar antes do segundo mês de gravidez, esse índice se reduziu para 1,6.
A equipe afirma que os riscos foram maiores não apenas para doenças relacionadas ao cigarro -como câncer no pulmão-, mas também para mortes causadas por acidentes e até mesmo para suicídios.
Os pesquisadores sugerem que o motivo para o aumento no risco de vida pode ser a insistência no hábito de fumar pelo resto da vida nas mulheres que não desistem de fumar durante a gravidez.
Segundo eles, essas mulheres estariam mais sujeitas a sofrer problemas de saúde pelo estresse causado pela maternidade e pela vida pouco saudável.

Texto Anterior: Fumo quintuplica o risco de infarto
Próximo Texto: Teste reprova vacina contra a malária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.