São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é 53º em igualdade de sexos

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil é o 53º colocado no ranking mundial de igualdade entre homens e mulheres divulgado ontem pela ONU (Organização das Nações Unidas). O levantamento integra o Relatório do Desenvolvimento Humano de 1995.
É o sexto ano de publicação do relatório, mas pela primeira vez mediram-se diferenças de oportunidades entre homens e mulheres.
O documento diz que mulheres trabalham mais do que homens, em funções remuneradas ou não. Quando recebem salário, ganham menos do que homens.
Nos países em desenvolvimento, as mulheres respondem, em média, por 53% do trabalho (incluindo atividade doméstica e informal). Nos industrializados, o percentual é de 51%.
O relatório recomenda aumentar as possibilidades de escolha de mulheres e homens no trabalho, implementar programas para educação de mulheres, melhorar a saúde na maternidade, permitir maior acesso ao crédito e obter um mínimo de 30% de participação feminina em cargos de decisão.
Essas conclusões deverão ser discutidos na 4ª Conferência Mundial da Mulher, que acontece em setembro em Pequim (China).
A ONU fez a pesquisa em 130 países, levando em conta alfabetização, esperança de vida e economia. Em 116 deles, avaliou a representação feminina nos parlamentos, a porcentagem de mulheres em posições de gestão e a participação na força de trabalho ativa e no rendimento nacional.
O relatório atribuiu índices de 0 a 1, em que 1 representa a igualdade perfeita entre homens e mulheres. Nenhum país obteve o índice máximo -logo, nenhum oferece às mulheres as mesmas oportunidades que aos homens.
O primeiro colocado em igualdade entre homens e mulheres é a Suécia, com índice 0,919, seguida pela Finlândia (0,918). O Brasil obteve índice 0,709.
Entre países considerados em desenvolvimento, os melhores classificados são Barbados (11º), Hong Kong (17º) e Bahamas (26º).

LEIA MAIS
sobre o relatório da ONU à pág.4

Texto Anterior: Pernambuco estuda a terceirização de cadeia; O NÚMERO; Show de João Gilberto inaugura Tom Brasil; Empresário é morto no interior de SP; QUINA
Próximo Texto: Rodízio de água atinge 350 mil na zona leste a partir das 20h de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.