São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe encontra gene ligado a Alzheimer

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas dos EUA descobriram um gene que pode ser responsável pelo surgimento precoce do mal de Alzheimer, doença que danifica o sistema nervoso e prejudica o funcionamento do cérebro.
A equipe do Centro Médico para Assuntos de Veteranos, em Seattle (Washington, Costa Oeste), localizou no gene no cromossomo (estrutura celular responsável pela transmissão das características hereditárias) de número 1.
O mal de Alzheimer já havia sido ligado a genes nos cromossomos 21 e 14. Para localizar o terceiro gene, os cientistas trabalharam com imigrantes alemães da região do rio Volga (Rússia).
Nessa comunidade, a incidência do mal de Alzheimer antes dos 65 anos é bastante alta, relatam os pesquisadores na última edição da revista "Science.
Com pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts (Costa Leste), a equipe de Seattle identificou um trecho do cromossomo responsável pela produção de uma proteína associada à doença.

Texto Anterior: Israelenses se casam 'dentro' da Internet
Próximo Texto: Econômico só será aberto na quarta para pagar cliente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.