São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme traz manifesto da peruca de NY

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Algumas coisas só acontecem mesmo em Nova York. E, definitivamente, ``Wigstock" (o evento) é uma delas. Afinal, em que outro lugar do mundo se realiza um festival anual de drag queens?
Há dez anos, a cidade pára no Dia do Trabalho e é invadida por drags profissionais e amadoras. O evento, no início restrito ao público gay e afins, hoje virou atração turística e atrai, em média, 30 mil pessoas.
``Wigstock: The Movie" (o filme), é um documentário divertido sobre as edições da festa de 1993 e 1994.
O filme é uma celebração da vida, amor, batom e, é claro, perucas. Não há nenhuma mensagem explícita. Por isso, ``Wigstock" é, sobretudo, entretenimento e diverte qualquer um que tenha senso de humor.
O diretor Barry Shils conseguiu captar bem o espírito do festival, misturando cenas da preparação das drags com depoimentos e a festa em si.
O resultado é uma mistura do que os anos 90 têm de melhor -diversidade e o espírito ``seja você mesmo". Tudo, acompanhado de boa música. com shows ao vivo de bandas como Chic, Erasure e a revelação do ano passado, os Nancy Boys, de Donovan Leitch, com o hit ``All that Glitters - Come Out Come Out".
As cenas dos bastidores da preparação são o melhor do filme. Enquanto colocam cílios e seios (postiços) e ajeitam as perucas, as drags contam um pouco de suas vidas e fazem performances ainda melhores do que as do palco.
A festa oficial começa no meio da tarde e se estende até a madrugada. É uma verdadeira maratona. No palco, desfilam pelo menos umas 30 drags, que cantam, dançam e interpretam.
A presença de drags famosas como RuPaul, Mistress Formika, Lady Bunny, Lypsinka e Crystal Waters e a canja de Deee-lite dão ainda mais charme ao filme, que ficou poucas semanas em cartaz, mas esteve sempre lotado.

Texto Anterior: Trilha é o disco gay do ano
Próximo Texto: RuPaul vem em novo look
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.