São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA enviam tropas para o Kuait e antecipam manobras militares

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O comando das Forças Armadas dos EUA resolveu enviar para o Kuait uma força-tarefa de 1.400 soldados para realizar manobras na fronteira com o Iraque.
Os exercícios estavam programados para outubro e foram antecipados devido às informações de que o Iraque está preparando um ataque contra o Kuait, Jordânia ou Arábia Saudita.
A fonte da informação são dois genros do presidente iraquiano, Saddam Hussein, que se exilaram na Jordânia na semana passada.
Ontem, 2.000 soldados dos EUA e 4.000 jordanianos iniciaram treinamentos na fronteira entre Jordânia e Iraque.
O Iraque negou a possibilidade de qualquer ataque contra o Kuait ou qualquer outro país.
Segundo o vice-primeiro-ministro do Iraque, Tareq Aziz, um dos genros de Saddam, Hussein Kamel al Majid, é agente da CIA, serviço de inteligência dos EUA.
Aziz disse que as filhas de Saddam estão na Jordânia contra a vontade delas e que diplomatas iraquianos têm sido impedidos de encontrá-las.
A Casa Branca afirmou que as medidas que estão sendo tomadas são de ``precaução".
O presidente Bill Clinton, que hoje faz 49 anos, está em férias no Estado de Wyoming (oeste).
Um porta-voz disse que o governo ``quer fazer o que é prudente no momento". O Pentágono, sede do comando das Forças Armadas dos EUA, disse não ter registrado movimento significativo de tropas iraquianas ontem.

Texto Anterior: ONU anuncia retirada de Gorazde
Próximo Texto: Escola militar dos EUA perde sua única mulher
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.