São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico pede mentalidade `vencedora' à Portuguesa

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico da Portuguesa, Levir Culpi, quer o time com ``mentalidade de vitória" no Campeonato Brasileiro. A equipe estréia na competição hoje, às 17h, contra o Sport, em Recife.
Segundo Levir Culpi, o fato de a Portuguesa ter perdido seus principais jogadores para a disputa do Brasileiro não pode levar o time a se sentir enfraquecido.
Após o término do Campeonato Paulista, deixaram o clube o goleiro Paulo César, o zagueiro Gilmar, o volante Norberto, o meia Caio e o atacante Paulinho.
A estrela do time passou a ser o lateral-esquerdo Zé Roberto, usado pelo técnico Zagallo na última partida da seleção brasileira.
``A maioria das outras equipes também perdeu jogadores e está sendo refeita. Só o Corinthians, o Palmeiras e o Grêmio já têm times formados", disse o técnico.
Para a partida de hoje, Culpi não terá os atacantes Leto e Tiba, recém-chegados, porque as respectivas documentações não foram enviadas a tempo por seus ex-times para a inscrição na CBF.
Já que nenhum dos dois poderá fazer a dupla de ataque com Flávio, Levir Culpi decidiu escalar mais um meia defensivo -Luisão, contratado ao Juventus- ao lado de Roque e Capitão.
``Como a Portuguesa chegou a usar três volantes no Campeonato Paulista, antes da minha chegada, achei melhor usar uma estrutura que os jogadores já conhecem."
Ele negou que a solução tenha por objetivo resguardar a defesa numa partida fora de casa. ``É por necessidade mesmo. Quero inventar o menos possível."
O meia Zinho fará as vezes de segundo atacante, indo à frente como ponta-esquerda.
``Eventualmente, o Flávio vai ficar isolado na frente. Mas não posso exigir muito da parte tática, porque só fiz um treino com essa formação", disse Culpi.
O treinador procurou minimizar a impossibilidade de usar Tiba e Leto hoje. ``Não posso ficar lamentando a ausência deles. Tenho que pensar em quem pode jogar."
Além de Luisão, estréiam hoje no time o goleiro Neneca, contratado por empréstimo ao América de Rio Preto, e o zagueiro Augusto, ex-Galícia (BA).

Texto Anterior: Jogadores estão desgastados
Próximo Texto: Flávio acha equipe forte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.