São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleito foi líder estudantil

DA REDAÇÃO

O advogado José Dirceu de Oliveira e Silva nasceu em 16 de março de 1946 em Passa Quatro, Minas Gerais.
Chegou a São Paulo aos 14 anos. Foi office-boy e, em 66 e 67, trabalhou na TV Tupi, onde escrevia diálogos de programas.
Em 68, o estudante de direito da PUC (Pontifícia Universidade Católica) fazia oposição ao regime militar como presidente da UEE (União Estadual dos Estudantes) e candidato à presidência da UNE (União Nacional dos Estudantes).
Antes da escolha da nova diretoria, entretanto, o Congresso da UNE, realizado em outubro em Ibiúna (SP), foi dissolvido pela polícia.
Dirceu só deixou a prisão em setembro de 69 -foi um dos 15 militantes de esquerda trocados pelo então embaixador dos EUA no Brasil, Charles Burke Elbrike, sequestrado no Rio.
No exílio em Cuba, morou na chamada "casa dos 28", onde teria surgido, da ALN (Ação Libertadora Nacional), a Molipo (Movimento de Libertação Popular). Dirceu nega ter participado dessas organizações.

Texto Anterior: José Dirceu vence em eleição tumultuada
Próximo Texto: 'O PT pequeno foi derrotado'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.