São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa compara taxa de juros de bancos de SP

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Procon divulgará mensalmente, a partir deste mês, um levantamento das taxas de juros praticadas por dez bancos de São Paulo, para que o consumidor possa avaliar quais cobram os menores juros.
As taxas médias cobradas em agosto (de acordo com a pesquisa feita no último dia 4) para empréstimo pessoal são de 9,28%; para crédito direto ao consumidor, de 9,4%; para cheque especial, de 13,3%.
O Itaú aplicou a maior taxa para empréstimo pessoal (11.5%), segundo a pesquisa. A menor taxa foi da Caixa Econômica Federal (6,90%).
Os técnicos do Procon constataram uma ligeira queda dos juros do cheque especial em agosto em relação a julho -de 13,54% para 13,3%.
A maior taxa de agosto está sendo cobrada pelos bancos Bamerindus e Nacional (14,5%). A menor taxa é a do Bradesco (9,5%).
``Tendo em vista esses resultados, o consumidor deve estar atento e avaliar muito bem a vantagem de usar esses serviços", orienta o Procon.
``Os juros estão muito acima de qualquer rendimento em aplicações financeiras."
O maior índice praticado em relação ao crédito direto ao consumidor é o do Banco do Brasil (12,20%). O menor (7,5%) é o do Banco Real.
Bamerindus, Banco do Brasil, Banespa, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Nacional, Nossa Caixa, Real e Unibanco estão sendo pesquisados. O resultado do levantamento das taxas de juros será divulgado no início de cada mês e poderá ser consultado nos postos de atendimento do Procon.
(DFe)

Texto Anterior: Cobrança de 'diferença' em contratos gera dúvidas
Próximo Texto: Bicicleita deixa engenheiro com dores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.