São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Nacional traz mostra

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não vai dar nem tempo de esfriar o projetor. O Festival Internacional de Curtas acaba no dia 3 e no dia seguinte começa a edição paulistana da 7ª Mostra Banco Nacional de Cinema (no Rio, o evento abre em 31 de agosto).
No embalo comemorativo, a mostra traz como principais atrações os filmes produzidos para a série ``The Century of Cinema", do British Film Institute.
Serão exibidos seis dos 18 segmentos da série: os de Jean-Luc Godard (França), Martin Scorsese (EUA), Edgar Reitz (Alemanha), Stephen Frears (Grã-Bretanha), Sam Neill (Nova Zelândia) e Nelson Pereira dos Santos (Brasil), cada um falando do cinema de seu país ou região.
Entre as novidades programadas estão o americano ``The Basketball Diaries", de Scott Kalvert, com Leonardo DiCaprio e Juliette Lewis, e o inglês ``Carrington", de Christopher Hampton, que no último Festival de Cannes ganhou o prêmio especial do júri e o de melhor ator (Jonathan Price, no papel do crítico Lytton Strachey).
Há ainda ``La Cité des Enfants Perdus" (rebatizado de ``Ladrão de Sonhos"), fábula futurista dos franceses Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro, diretores de ``Delicatessen", e ``Quando a Noite Cai", da canadense Patricia Rozema.
Na cola do episódio de Nelson Pereira, sobre os melodramas latino-americanos, a mostra vai exibir três do principal diretor mexicano, Emilio Fernandez (1904-86): ``Coração Torturado", ``As Abandonadas" e ``Vítimas do Pecado".
Outras retrospectivas especiais serão dedicadas aos cineastas Buster Keaton, Jacques Tati, Marcel Carné e Francesco Rosi.
Como já é tradição, a mostra apresenta também seus ``Tesouros da Cinemateca".
Este ano a seleção inclui o clássico mudo ``Nosferatu", de Friedrich Murnau, uma cópia novíssima de ``Persona", de Ingmar Bergman, ``Lacombe Lucien", de Louis Malle, e ``A Marca da Maldade", de Orson Welles.
Mas a representação mais forte, entre os clássicos, é a italiana: ``Senso", de Visconti; ``O Conformista" e ``A Estratégia da Aranha", de Bertolucci; ``As Mil e Uma Noites", de Pasolini; ``O Passageiro", de Antonioni; e ``Longa Vida à Senhora", de Ermano Olmi.
No Rio, a Mostra Banco Nacional ocupará os cines Estação Botafogo, Estação Paissandu, Estação Cinema 1, Museu da República, Estação Icaraí, Cinemateca do MAM, Art Fashion Mall 3, Art Barra Shpping 4, Cine Copacabana e Cine Gávea.
A versão paulista, mais reduzida, ocupará as cinco salas do Espaço Banco Nacional de Cinema.

Texto Anterior: VEJA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.