São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Choque de trens mata 250 na Índia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 250 pessoas morreram ontem em um acidente de trem na cidade de Firozabad, a 200 km da capital da Índia, Nova Déli. Cerca de 400 pessoas ficaram feridas.
Versões não-oficiais estimavam o número de mortos em mais de 300.
Segundo a agência de notícias ``Press Trust of India", um dos trens envolvidos no acidente, o Expresso Purshottan, bateu por trás do Expresso Kalindi, que estava parado nos trilhos.
O Kalindi teria parado depois de atropelar uma vaca. Os dois trens se dirigiam a Nova Déli.
Funcionários da estatal ferroviária da Índia disseram que o acidente ocorreu porque o Purshottan tinha recebido aviso de que os trilhos estavam livres.
A maioria das vítimas fazia parte das cerca de 2.200 pessoas que dormiam no momento do acidente.
Soldados indianos foram levados ao local para ajudar no resgate dos corpos.
Hospitais da região afirmaram ter recebido cerca de 200 vítimas, algumas delas gravemente feridas.
A colisão ocorrida ontem pode superar o acidente ferroviário ocorrido na Índia em 1981. Naquele ano, 270 pessoas morreram quando um trem caiu no rio Bhagmati, no Estado de Bihar (norte).
Três vagões do Expresso Kalindi ficaram completamente destruídos. A locomotiva e dois vagões do outro trem foram jogados para fora dos trilhos.
Versões não confirmadas diziam que o Expresso Kalindi estava sofrendo reparos na estação ferroviária de Firozabad.
O primeiro-ministro da Índia, P. V. Narashima Rao, que assumiu o Ministério das Ferrovias na semana passada, enviou autoridades do país para supervisionar o trabalho de resgate dos corpos no local.
Cerca de cem pessoas morreram no início do ano na Índia em dois acidentes de trem.
No primeiro, uma colisão entre um trem expresso e outro que carregava mercadorias deixou 54 mortos. No segundo, dois expressos bateram, matando 45 pessoas.
Em 1988, o Expresso Island caiu no lago Ashtamudi, no sul da Índia, deixando 107 mortos.
A Índia tem a maior rede ferroviária do mundo. Por ela, são transportadas diariamente 12 milhões de pessoas.
O sistema ferroviário é considerado antigo e é o maior empregador no país.
A estatal responsável pelos trens indianos informou ter iniciado investigação para apurar as responsabilidades pelo acidente.

Texto Anterior: Dole e Gramm empatam em 1ª prévia; A FRASE; Fogo em reformatório mata 38 na Coréia; ETA forjou atentado a rei, diz jornal; Reunião em Londres exibe filme de ET; Dudaiev aceita honrar acordo com russos; Deng completa 91 anos amanhã; Morre compositor Pierre Schaeffer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.