São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inverno ``quente" dever reduzir a produção de Franca em 1996

VANDRÉ KRAMER
DA FOLHA NORDESTE

A produção de café na região de Franca (401 km ao norte de São Paulo) deve cair 16% na safra de 96, por causa das altas temperaturas do inverno atual e da incidência da praga conhecida como ``bicho mineiro."
A praga, que é mais intensa em períodos de seca e altas temperaturas, ataca as folhas dos cafezais e causa seu desfolhamento, deixando as plantas mais fracas.
As plantas ficam desgastadas e não têm uma boa florada.
Na próxima safra, os cafeicultores da região estimam colher entre 585 mil e 630 mil sacas de 60 kg, menos que as 700 mil colhidas este ano.
Os produtores afirmam que no próximo ano vão ter um prejuízo de pelo menos US$ 10 milhões, o que permitiria a compra de 256 carros Omega GLS.
O gerente do departamento de café da Cocapec (Cooperativa de Cafeicultura e Agropecuária), Maurício Miarelli, disse que muitas plantas murcharam em função do calor, impedindo que o café florasse.
``Esta é uma situação que está se agravando desde o começo do mês, quando foi atingido o nível máximo de déficit hídrico a que o café resiste", disse.
O déficit hídrico ocorre quando a planta elimina mais água do que absorve.
Ele afirmou que para o café florar é necessário um inverno frio e não muito seco.

Texto Anterior: Governo desestimula plantio do milho
Próximo Texto: Botânico revela viagens das plantas no Brasil Colônia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.