São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos da FAU lançam revista

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Será lançada amanhã, com festa à noite na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), novo número de uma das revistas mais elaboradas que estudantes universitários brasileiros têm produzido nos anos 90, a ``Caramelo".
A revista responde por esse nome mais pela sua periodicidade -que varia de seis meses a um ano- do que pelo seu tamanho -umas duzentas páginas, em média- e conteúdo.
Desde o primeiro número, a ``Caramelo" mescla artigos de estudantes da FAU com os de especialistas em arquitetura, urbanismo e ciências humanas.
Como qualquer revista feita por universitários, cada número é criação de um novo grupo. A ``transmissão de conhecimentos" ocorre através dos poucos estudantes que se arriscam a participar de mais um número.
A ``Caramelo 8" -R$ 12 na festa e R$ 15 depois- incorpora com bastante êxito a aprendizagem que foi sendo acumulada nos anos anteriores.
Tudo, do índice aos vários tipos de papel, da seleção dos artigos ao corpo que compõe os textos, demonstra um esforço de reflexão dos 13 estudantes que assinam esta edição.
A leitura não é fácil -como em qualquer trabalho experimental. Mas aos poucos descobre-se que os textos que vêm em papel craft são uma espécie de ``respiro" para os artigos mais densos das páginas claras.
Assim, salta-se de poesias -às vezes medíocres- para uma entrevista bem editada com o arquiteto Lúcio Costa, de ``brincadeiras" gráficas a uma extensa e séria avaliação sobre o projeto de Paulo Maluf para a avenida Faria Lima.
Como as anteriores, a ``Caramelo 8" traz trabalhos de graduação dos estudantes da FAU, um de seus pontos altos.
Sob o título ``Desejos de São João", estudantes de arquitetura ``sonham" com uma avenida São João sem o elevado -ou ``minhocão"- e projetam edifícios para recuperar o decaído centro de São Paulo.
(FR)

Texto Anterior: CD-ROM contém dados de 80 bibliotecas
Próximo Texto: Estudo analisa privatização da educação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.