São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego se mantém em queda em SP

Recuo é de 0,30%, aponta Fiesp

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O nível de emprego na indústria paulista caiu pela 15ª semana consecutiva, segundo a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Com saldo negativo de 6.888 vagas (demissões maiores que contratações), o nível de emprego teve um recuo de 0,30% na segunda semana de agosto, em relação à semana anterior.
Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente da Fiesp, disse que a queda do emprego continua a preocupar a entidade. ``Isso não nos agrada em hipótese alguma", afirmou.
Ele atribui a onda de desemprego na indústria paulista à alta taxa de juros, dizendo que os setores produtivos enfrentam dificuldades para obter capital de giro e para investimentos.
A taxa acumulada no mês registra um declínio de 0,77% no emprego industrial, significando o fechamento de 17.804 postos de trabalho na indústria de transformação paulista.
O resultado também é negativo desde janeiro, com queda de 1,40% no nível de emprego, representando menos 32.566 vagas nas fábricas paulistas.
Na análise dos últimos 12 meses, o saldo do nível de emprego ainda é positivo: aumento de 0,28% e contratação de 6.852. Mas a reversão do sinal deverá ocorrer já na terceira semana de agosto, segundo a expectativa da Fiesp.
A pesquisa semanal da Fiesp mostrou que 16 setores tiveram desempenho positivo (mais admissões do que demissões), 16 caíram e 24 ficaram estáveis.
Entre os setores que mais contrataram estão adubos e corretivos agrícolas (1,21%), artefatos de ferro, metais e ferramentas em geral (0,74%) e perfumaria (0,45%).

Texto Anterior: GM demite 1.134 funcionários
Próximo Texto: Retorno demorado; Perda menor; Dupla função; Marcha a ré; Ciclo anual; Células de produção; Haja gás; Atração carioca; Ritmo acelerado; Questão doméstica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.