São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer concurso para altos cargos

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Luiz Carlos Bresser Pereira (Administração e Reforma do Estado) assina na próxima semana uma portaria com a qual pretende eliminar o trânsito de funcionários públicos para a iniciativa privada e vice-versa. A portaria deve criar uma espécie de ``executivos de governo".
O ministro quer formar funcionários para ocupar altos cargos do governo, principalmente aqueles do chamado segundo escalão.
Isso ocorrerá por concurso público e, posteriormente, curso ministrado por órgãos da administração federal aos pretendentes a secretários-executivos, diretores e integrantes da diretoria de empresas públicas.
Segundo Bresser, a medida pode evitar a utilização de cargos de poder em benefício particular.
O caso José Milton Dallari (ex-secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda) motivou o Ministério da Administração a buscar alternativas para o entendimento em separado do que seriam as esferas privada e pública.
Dallari foi acusado de passar informações privilegiadas a empresas por uma firma de consultoria, a Decisão, da qual é sócio.
O edital do concurso vai ser publicado no ``Diário Oficial" dentro de dez dias. O ministério estuda a possibilidade da realização de um concurso por ano, em um período de cinco anos, até que seja formada uma equipe de funcionários de alto nível para assumir as principais funções do Executivo.
``É uma boa chance para diminuir a promiscuidade que existe hoje entre o setor público e o privado", disse Cláudia Costin, secretária-executiva do ministério.
A portaria a ser assinada pelo ministro estabelece o ``Programa de Formação de Autodirigentes": profissionais suficientemente preparados para ocupar cargos no Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), na Secretaria Federal de Controle e no Tesouro Nacional, entre outros.

Texto Anterior: Bancários e petroleiros têm negociação hoje
Próximo Texto: Presidente pede a tucanos apoio ao FSE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.