São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

General Motors retoma produção em São José

MARIA REGINA ALMEIDA
DA FOLHA VALE

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos abriu mão da greve na fábrica da GM para tentar negociar a suspensão de parte das demissões feitas pela empresa anteontem.
A GM demitiu 583 empregados na fábrica de São José, a maioria na produção -541.
Após o anúncio das demissões, os funcionários da GM entraram em greve. Segundo o sindicato, a paralisação seria por tempo indeterminado, mas acabou na manhã de ontem.
Para o sindicato, algumas demissões foram irregulares. Segundo o diretor do sindicato, Luiz Carlos Prates, a GM admitiu a possibilidade de rever possíveis irregularidades cometidas nas dispensas, como a demissão de empregados com estabilidade. A GM informou ontem que as demissões são irreversíveis.
Segundo o sindicato, outro motivo que determinou o fim da greve foi a não-adesão dos funcionários da fábrica de São Caetano.
Prates disse que o fim da greve não acaba com a mobilização dos trabalhadores da GM contra a possibilidade de novas demissões.
As demissões na GM podem fazer parte de estratégia da montadora para redução de custos, segundo avaliação do sindicato.
A diretoria do sindicato informou que a GM implantou um programa de redução de custos na última sexta-feira, com o aumento dos preços cobrados nas refeições e transporte dos empregados.
A GM de São Caetano, por exemplo, aumentará até 451,2% o preço da refeição e 280,9% o valor cobrado pelo transporte oferecidos aos seus 10.470 funcionários a partir de 1º de setembro.
Amanhã, em São Bernardo, a partir das 10h, acontece o protesto ``Brasil, Caia na Real", organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD.

Texto Anterior: Governo faz reajuste nas cotações do dólar
Próximo Texto: GM descarta chance de voltar atrás em demissões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.