São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A utilidade de protetor de tela

Pergunta: ``Gostaria de saber se é mesmo fundamental o uso de um programa protetor de tela, pois ele impediria que o que aparece na tela ficasse marcado na própria tela. Também já ouvi dizer que é apenas uma questão de proteger o que está na tela de olhares curiosos. Qual a real função do protetor de tela?" (Maria Tais Fernandes, Iriri - ES) Carneiro) Resposta: Tudo o que foi dito sobre o protetor de tela -em inglês, screen saver- está certo. Na época do micro XT, que usava monitor tipo CGA, de cor verde, os protetores de tela serviam para evitar queimar o fósforo da tela, que ficava marcado com muita facilidade.
Depois, esses programas passaram a ser utilizados com a finalidade de esconder a tela, abrangendo aspectos de segurança. Alguns, como o que existe no ``Windows 3.1", podem incluir senhas de acesso, que passam a funcionar depois de um determinado tempo.
Nesse caso, quem não tiver a senha somente consegue ter acesso aos programas do computador se desligá-lo e religá-lo.
Com o tempo, descobriu-se que em vez de simplesmente deixar a tela apagada para evitar o desgaste da tela, os programas poderiam ter mensagens personalizadas, desenhos, fotos da família ou então desenhos bem-humorados.
O uso de screen saver fica a seu critério. Não se esqueça que alguns usam boa parte da memória RAM, ou aleatória.

Texto Anterior: É preciso mudar já?
Próximo Texto: Como formatar disco de XT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.