São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Works' inclui mais recursos

ROSELI FRANCELIN
MÁRCIO PROSDÓCIMO

ROSELI FRANCELIN; MÁRCIO PROSDÓCIMO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O programa integrado ``MS-Works" (versão preliminar para ``Windows 95") é apresentado de uma forma bastante amigável, com características que não estavam disponíveis em versões anteriores.
Além dos programas comuns, como processador de texto, banco de dados, planilha eletrônica e comunicação, ele apresenta duas ferramentas novas: o ``TaskLauncher" e o ``TaskWizard".
O ``TaskLauncher" é a plataforma de lançamento de uma tarefa, que pode ser nova, já existente ou formatada previamente. Isto é, dá para abrir um documento, uma planilha ou um banco de dados (ou criar um novo documento) utilizando uma das quatro ferramentas. Outra opção é utilizar a poderosa maneira de criar documentos pelo ``TaskWizard".
O ``TaskWizard" é um atalho para criar um documento por meio de poucas escolhas. O ``MS-Works" oferece mais de 30 tipos diferentes de documentos. Constrói os padrões básicos correspondentes ao tipo de documento escolhido e você faz a adaptação necessária.
O ``TaskWizard" veio complementar os modelos disponíveis na versão 3.0 do ``MS-Works para Windows". Ele é a forma esperta de começar um documento, como carta ou ordem de pedido. No menu dá para escolher o tipo de trabalho para ser feito.
Escolhendo a opção, você entra em um outro conjunto de opções para o documento. Exemplo: dá para montar o currículo pela opção Resume (CV). O ``TaskWizard" monta o documento e você deve apenas completar os requisitos em aberto.
Com relação às novidades apresentadas nas quatro ferramentas, destacam-se as seguintes: no processador de texto, há o ``EasyText", que facilita a busca de informações usadas repetidamente. Normalmente, existem frases que devem ser usadas várias vezes em um mesmo documento.
Você pode rotular essas frases e inseri-las em seu texto. Basta digitar o seu rótulo seguido da tecla F3. Essa operação tem uma vantagem em relação à forma tradicional que usa o Clipboard, pelo qual somente um bloco pode ser marcado e copiado por vez.
Ele apresenta o EasyFormat, com 26 estilos diferentes de texto, dando oportunidade ao usuário de criar seu estilo próprio.
No banco de dados, dá para criar o Report Creator, que gera relatório com dados escolhidos da base de dados. O conhecido Mail-Merge pode ser encontrado pelas opções Envelope e Labels.
O EasyCalc, da planilha, fornece uma forma fácil de acionar cerca de 70 funções disponíveis.
Você não precisa memorizar os nomes dessas funções. Basta buscá-las dentro do EasyCalc. Além disso, dá para criar uma planilha de até 16.348 X 256 células, o que é um ponto forte para um programa integrado.
Quanto à comunicação, o ``MS-Works" fornece facilidades para estabelecer contatos com outros meios, por intermédio das novas opções Send e Dial This Number, presentes no processador de texto -além das próprias opções.

ROSELI FRANCELIN é doutora em engenharia elétrica e professora do SCE-ICMSC-USP.
MÁRCIO PROSDÓCIMO é engenheiro e faz mestrado no SCE-ICMSC-USP. A versão em português do ``Works" para ``Windows 95" deve estar disponível no Brasil em outubro.

Texto Anterior: Jogos oferecem desempenho aceitável
Próximo Texto: `Schedule+' pode mudar a sua vida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.