São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo ``Corel" pede máquina mais poderosa

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

A nova versão do pacote de programas de desenhos para ``Windows 95", da Corel, está repleta de novidades e recursos para profissionais de artes gráficas que trabalham com micros tipo PC.
O ``CorelDraw! 6" ganhou dois módulos indicados para quem quer produzir logotipos e animações em três dimensões. O ``CorelDream 3D" lembra em recursos o ``3D Studio", da Autodesk. É mais fácil de manipular, mas mesmo assim pede domínio de um experiente em criação de logotipos, pois manusear uma imagem em três dimensões não é tarefa fácil para leigos.
O segundo módulo que vai agradar quem já está acostumado a usar a versão 5.0 é o ``CorelMotion 3D". Sua capacidade em efeitos para animar figuras em três dimensões é um dos destaques principais.
Para poder fazer uma sequência de animações, o usuário tem a seu favor a possibilidade de dividir a tela do computador em várias partes. Esse recurso facilita a visualização de etapas de uma sequência.
O programa traz uma biblioteca de figuras que podem ser aproveitadas como exemplos para iniciar uma animação. Distorcer as imagens e aplicá-las a fotos, conferindo efeitos de espelho, são algumas das possibilidades.
O módulo principal para desenho, o ``CorelDraw!", ganhou mais recursos, aproveitando o poder do ``Windows 95" de realizar várias tarefas simultaneamente no microcomputador.
Fazer figuras geométricas com distorções em infinitas posições é uma das novidades na versão 6.0. A aplicação de efeitos, que antes somente podiam ser visualizadas previamente em um pequeno quadro, agora podem ser vistas no quadro e na área da tela.
O usuário pode também escrever textos e editá-los, aplicando efeitos diversos enquanto está trabalhando em cima do desenho ou da animação.
Um dos problemas apontados por usuários de versões anteriores do ``CorelDraw!" era quando o arquivo com o desenho era levado para um birô para imprimir o produto final em filme.
Agora, a versão para ``Windows 95" traz uma série de funções que permitem adequar o desenho a vários tipos de impressora de filme, evitando problemas de quadricromia (quatro cores).
Quem quiser migrar para a versão 6.0, no entanto, terá de trabalhar com uma máquina poderosa e veloz, como um micro 486 de 100 MHz ou então um Pentium de 100 MHz. . Para aproveitar os melhores recursos do ``CorelDraw! 6.0", o usuário vai precisar de um computador com pelo menos 32 Mbytes de memória RAM.

Texto Anterior: `Norton' monitora recursos do PC
Próximo Texto: Soft permite ligação a vários tipos de rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.