São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carnes do Bassi unem tradição e inovação

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mesmo quem prefere consumir em casa as carnes Bassi vendidas nas lojas deve visitar a churrascaria Bassi. Por duas razões: comer bem e conhecer o local onde a tradição do churrasco à moda gaúcha melhor se mantém na cidade.
São Paulo é a capital das churrascarias. Mas a tradição do churrasco, uma das marcas da gastronomia brasileira, vem do Rio Grande do Sul.
Com o tempo, esta forma tradicional sobreviveu principalmente nos rodízios (o "espeto corrido gaúcho). Mas as principais casas paulistanas se modernizaram, na aparência (do salão e dos garçons) e na forma de servir a carne: os pedaços já cortados, em porções individuais preparadas na grelha, sem espeto, tornaram-se regra.
A Bassi é uma espécie de elo de ligação entre estes dois momentos, o da tradição e o da inovação. Foi fundada em 1980 por Marcos Bassi, 47 anos, exímio açougueiro, perito nas carnes que ele mesmo seleciona, corta, matura e processa integralmente para vender ao público.
Bassi criou a churrascaria mais para ter uma espécie de show-room onde seus compradores pudessem conhecer melhor o produto. Virou um concorrido ponto, mantendo a decoração típica gaúcha e a forma tradicional de preparar a carne, no espeto -mas convivendo com a oferta de peças preparadas na grelha.
Incomoda-me um pouco o vaivém do espeto (várias vezes trazido à mesa, servido aos clientes e devolvido à churrasqueira). Acho também que este tipo de serviço dificulta o corte apropriado das fatias, que vão sendo servidas pouco a pouco. Mas é inegável a espantosa qualidade da carne, tanto na textura quanto no sabor. O miolo da alcatra e a picanha costumam ser impecáveis. Sempre em porções enormes, para duas a quatro pessoas, e bem explicadas no cardápio. São de longe as melhores carnes de espeto da cidade.
As carnes em porções preparadas na grelha são também atração. Cortes especiais -como o ``bom-bom" e o ``steak" do açougueiro- revelam todas as qualidades de sabor do alcatra. Os cortes do contrafilé não ficam atrás, como no bife de chorizo (à moda argentina) e na bisteca.
A este lado mais moderno da Bassi soma-se uma carta de vinhos que cresceu em variedade, complemento indispensável para os produtos desta pequena meca dos

Texto Anterior: Aeroanta apresenta novra safra de bandas
Próximo Texto: <UN->FUNNY FOOD 1; FUNNY FOOD 2; HEALTH FOOD<UN>
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.