São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acabam testes perto de Taiwan

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A China anunciou ontem o fim de 11 dias de testes de mísseis e de artilharia no mar do Leste da China, 130 km ao norte de Taiwan.
Os testes foram vistos como uma ameaça à ilha. Taiwan se considera o governo oficial chinês, mas a China diz que o país é uma Província ``rebelde".
As relações entre os dois países pioraram depois da visita do presidente de Taiwan, Lee Teng-hui, aos Estados Unidos em junho.
O anúncio do Ministério das Comunicações chinês não dava detalhes sobre os testes conduzidos.
Na área dos testes, navios retomaram operações à 0h de hoje (13h de ontem em Brasília).
O Ministério da Defesa de Taiwan se negou a fazer comentários sobre o pronunciamento, mas o premiê do país, Lien Chan, disse que as relações com a China devem continuar ruins.
Diplomatas afirmaram que deve haver mais testes chineses até as eleições presidenciais de Taiwan, previstas para março de 1996.
Na quarta-feira, o presidente de Taiwan anunciou sua candidatura à reeleição. Os observadores estrangeiros dizem que a China pode voltar a testar mísseis no local, para prejudicar a candidatura de Lee Teng-hui. De 21 a 26 de julho, a China fez seis testes de mísseis no mesmo local das últimas provas.

Texto Anterior: China expulsa 2 jornalistas
Próximo Texto: Incêndio atinge 14 km² de balneário em NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.