São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fumaça de queimadas forma nuvem sem água

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um avião científico dos EUA encontrou na última quinta uma nuvem com quilômetros de extensão entre Ji-Paraná (RO) e Cuiabá (MT) sem uma gota de água, formada só de fumaça de queimadas.
A descoberta faz parte de um projeto de pesquisa conjunto dos governos dos EUA e do Brasil que tem como um dos objetivos determinar qual o efeito das queimadas no clima global. A nuvem encontrada tem uma coloração entre o amarelo e o marrom.
``É uma surpresa", diz Michael King, um dos cientistas da Nasa envolvidos no projeto. ``Pensávamos que se tratasse de uma nuvem de chuva acima da fumaça das queimadas, mas elas também são formadas de fumaça", disse.
Outra surpresa para os cientistas foi a concentração das queimadas em áreas da região Centro-Oeste próximas à Floresta Amazônica. Baseados em informações do ano passado, os pesquisadores esperavam encontrar maior número de queimadas nas áreas mais centrais.
``No cerrado não encontramos nem 10% das queimadas que havíamos previsto", diz Volker Kirchhoff, coordenador brasileiro da pesquisa e coordenador do programas especiais do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
A pesquisa é chamada de Scar-B (Smoke, Clouds and Radiation-Brazil, ou Fumaça, Nuvens e Radiação no Brasil). Já teve duas etapas anteriores nos EUA. Os aviões continuarão sobrevoando áreas do Centro-Oeste e de Rondônia até o final de setembro.

Vale do Paraíba
O número de queimadas no Vale do Paraíba no mês de agosto aumentou 36% em relação a julho e bateu o recorde do ano, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Os bombeiros registraram 219 ocorrências de queimadas até o último domingo, contra 161 casos em julho deste ano. O número de agosto representa um aumento de 76,6% em relação a junho, quando foram registrados 124 casos.
Segundo o sargento Edmílson dos Santos Neto, um terço das queimadas de agosto ocorreu junto à via Dutra. Foram registradas 74 queimadas na beira da estrada.

Texto Anterior: Supersena de R$ 47 milhões sai para 4 apostadores
Próximo Texto: Engenharia encerra ciclo sobre profissões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.