São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oscar espera que time melhore até Atlanta

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A NEUQUÉN (ARGENTINA)

O ala Oscar, 37, principal cestinha do Torneio Pré-Olímpico das Américas, disse que o rendimento do time do Brasil pode evoluir bastante até a Olimpíada de Atlanta, em julho de 96.
No Pré-Olímpico, segundo Oscar, já houve uma mudança no comportamento defensivo do time.
No jogo decisivo contra o Canadá, o Brasil conquistou 52 rebotes (20 no ataque e 32 na defesa) contra apenas 34 (13 no ataque e 21 na defesa) do adversário.
O Brasil venceu a partida por 97 a 77, na sua melhor apresentação no torneio. Na quarta, havia perdido para o mesmo adversário.
Oscar, ala da seleção desde 77 e que agora tem a chance de se converter no primeiro jogador de basquete a participar de cinco Olimpíadas, disse que hoje arremessa menos bolas do que tempos atrás.
No Pré-Olímpico, Oscar conseguiu a média de 27,6 pontos por partida. Nos dez jogos do Brasil (400 minutos), ele permaneceu na quadra durante 371 minutos.
Empolgado por estar jogando com atletas mais jovens do que ele (``é coisa gostosa, a gente fala e entra na cabeça dos moleques"), Oscar afirmou que, apesar da irregularidade (cinco vitórias e cinco derrotas) da seleção, a campanha na Argentina pode ser considerada ``boa".
O técnico da seleção, Ary Ventura Vidal, 59, não sabe ainda quando a equipe será reunida novamente.
``Com a seleção em atividade em 96, o processo de renovação não vai sofrer intervalo. Se o time tivesse ficado fora, os mais jovens perderiam uma boa chance de ganhar experiência", disse Vidal.

Festa
A seleção comemorou a conquista da vaga para a Olimpíada com pizza, refrigerante e cerveja.
A comemoração aconteceu em uma pizzaria próxima ao hotel Comahue, centro de Neuquén, onde as delegações se hospedaram.
Oscar confirmou que os jogadores receberam um prêmio em dinheiro da Confederação Brasileira de Basquete pela conquista da vaga, mas não revelou o valor.

LEIA MAIS
sobre o Pré-Olímpico na coluna ``Basquete no Mundo", à pág. 2

Texto Anterior: Favoritos vencem no 1º dia do Aberto dos EUA
Próximo Texto: Monica Seles vence no Aberto dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.