São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blower é o mais violento

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre os componentes que elevam a potência do motor, os mais poderosos são o blower, o óxido nitroso e o turbocompressor.
O blower -supercompressor que comprime a mistura ar/combustível diretamente para o motor- é o mais violento.
O blower (soprador, em inglês), um acessório usado em caminhões GMC, é utilizado em competições e em hot rods (carros antigos com motores modificados).
``O blower praticamente dobra a potência, fazendo um carro normal acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos", diz Sergio Lourenci, da Street Car.
Porém, o blower não pode ser instalado em qualquer carro. Por oferecer muita potência instantaneamente, pode estourar um motor.
``Instalamos o blower apenas em motores de seis cilindros para cima", afirma Lourenci.
O óxido nitroso é instalado na admissão -entrada da mistura ar/combustível para o motor-, dentro de um cilindro parecido com um extintor de incêndio.
O produto químico funciona como uma injeção de oxigênio puro, ajudando na queima do combustível.
O motorista deve acionar o óxido nitroso por no máximo dez segundos.
Como acontece com o blower, o óxido nitroso oferece potência instantânea ao motor -por isso, ele deve ser novo ou seminovo para aguentar a sobrecarga.
Já o turbocompressor é ligado diretamente ao coletor do escapamento.
O turbo (turbina com hélices que comprimem o ar para o motor) pode ser instalado em qualquer veículo. Chega a oferecer aumento de até 50% na potência.

Texto Anterior: "Veneno" aumenta potência do motor
Próximo Texto: Potência extra empolga gerente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.