São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto termina em prisões na Argentina

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

Uma manifestação de trabalhadores que reclamavam o pagamento de salários atrasados terminou em batalha com a polícia ontem, em Salta, capital da Província argentina de mesmo nome. Treze manifestantes foram detidos e dois policiais ficaram feridos.
Cerca de 3.000 trabalhadores -entre funcionários públicos municipais, caminhoneiros e empregados de empresas de transportes- participaram da passeata.
Eles reivindicavam pagamento dos salários de junho e junho. Nos próximos dias, a prefeitura deve pagar os salários de agosto.
Os manifestantes lançaram pedras e bombas de efeito moral contra o edifício da Prefeitura de Salta. Depois, depredaram a sede do Partido Renovador, ao qual é filiado o governador Roberto Ulloa. A polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo.
Em Neuquén, capital da Província de Neuquén, cerca de 200 desempregados tomaram a sede da prefeitura. Eles reclamavam pagamento do seguro-desemprego. A manifestação foi pacífica.
Servidores da Província de Rio Negro também protestaram ontem, pacificamente, contra o não-pagamento dos salários de julho.

Correios
O ministro da Economia, Domingo Cavallo, enfrenta hoje a votação da polêmica lei de privatização da Encotesa (Empresa Nacional de Correios e Telégrafos).
Na semana passada, Cavallo denunciou na Câmara a atuação de ``máfias" interessadas em formar um monopólio no setor -o que gerou boatos de que renunciaria.
Agora, enfrenta a resistência dos deputados de seu partido, o Justicialista, que não querem aprovar a lei como ele recomenda.
O ministro quer o fim da restrição à participação das 250 pequenas e médias empresas que atuam como concessionárias da Encotesa e exige que a privatização seja conduzida pela própria empresa.

Bolsa
A Bolsa de Comércio de Buenos Aires viveu ontem seu oitavo dia consecutivo de queda no índice Merval (variação dos negócios em relação ao dia anterior). O mercado fechou com 1,0% negativo.

Texto Anterior: CEF decide corrigir prestações pela TR
Próximo Texto: Ministro nega acordo para comprar banco; Aluguéis têm queda de 3% no mês de agosto; IBGE fará nova pesquisa em setembro; Marca coreana começa importação de motos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.