São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre aos 65 escritor alemão Michael Ende

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O escritor alemão Michael Ende, 65, morreu anteontem de câncer em Filderstadt, cidade próxima a Stuttgart (sul da Alemanha).
Um dos mais importantes escritores infanto-juvenis contemporâneos, Ende é autor, entre outros, de "História Sem Fim" e "Momo". Suas obras foram traduzidas para mais de 30 idiomas e venderam em torno de 17 milhões de exemplares.
A versão cinematográfica de "A História Sem Fim" (1984), do diretor alemão Wolfgang Pertersen ("O Barco", "Inimigo Meu"), foi um sucesso de crítica e bilheteria. Um de seus poucos livros com edição brasileira, conta a história de um garoto que entra no livro que está lendo para salvar o País da Fantasia do Nada.
Em "Momo e o Senhor do Tempo", adaptação dirigida em 1986 pelo diretor alemão Johannes Schaaf, com John Huston no elenco, a heroína é uma garota que ajuda as pessoas a recuperar as horas roubadas por "ladrões do tempo".
Ende, filho do pintor surrealista Edgar Ende, nasceu em 1929 in Garmisch-Partenkirchen (Bavária, sul da Alemanha). Antes de se tornar escritor, trabalhou como ator e foi crítico de cinema.
O escritor se dizia influenciado pelas teorias do educador Rudolf Steiner e pela literatura de Novalis, Kafka, Borges, Stevenson e Tolkien.
Ende também escreveu um romance adulto, "O Espelho Dentro do Espelho", e obras para teatro, como "Jojo - História de um Saltimbanco".
Sua última obra, "Lirum Larum", um livro de desenhos, deve sair na Europa em setembro.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Leilão arrecada para crianças com Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.