São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Memória expandida e estendida

Pergunta: ``Qual a diferença entre memória estendida e expandida?"
(João Silva, Bauru - SP)

Resposta: Ambas dizem respeito à memória fisicamente instalada no micro em forma de chips. A diferença é que a expandida pode ser acionada diretamente do DOS e a estendida, não. A memória expandida pode ser comparada com uma daquelas mesas de restaurante japonês, na qual o centro, onde estão os pratos com a comida, gira. Só é possível pegar um prato de comida de cada vez (ou 64 Kbytes, no caso do micro) apesar de todos estarem lá.
Quem a controla é o gerenciador de memória expandida, no DOS. O arquivo é Emm386.
No caso da memória estendida, todos os bytes estão enfileirados e podem ser utilizados de uma só vez. Quem os controla, no DOS, é o Himem. A memória expandida foi a que apareceu primeiro. Geralmente em forma de uma placa, como a de vídeo ou a de som, é usada para aumentar a memória, por exemplo.

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR é consultor da Price Waterhouse.
Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. O número do fax é (011) 223-1644.

Texto Anterior: Falta de memória para jogos
Próximo Texto: Conheça guia básico do novo sistema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.