São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Número proporcional de imigrantes nos EUA é o maior desde 2ª Guerra

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O número de imigrantes que vivem nos Estados Unidos atingiu em 1994 a maior proporção desde a Segunda Guerra Mundial.
Segundo dados divulgados pelo Censo, 8,7% dos residentes dos EUA no ano passado -o equivalente a 22,6 milhões de pessoas- haviam nascido em outros países.
Isso significa que um em cada 11 residentes de cidades norte-americanas é estrangeiro. A pesquisa levou em conta imigrantes legais e ilegais.
Em 1990, os imigrantes representavam 7,9% da população norte-americana. Há 25 anos, eles eram apenas 4,8% do total de residentes do país.
A última vez em que os estrangeiros haviam alcançado mais de 8,5% do total da população dos EUA foi em 1940 (8,8%).
No ano passado, 1 milhão de pessoas imigraram legalmente para os EUA. Não há levantamento sobre o número atual de imigrantes ilegais. As estimativas variam em 4 milhões e 5,5 milhões.
Entre os 22,6 milhões de estrangeiros que vivem nos EUA, 46% são hispânicos e 20% asiáticos.
Cerca de 33% do total vive na Califórnia (Costa Oeste). Os outros Estados com grande concentração de estrangeiros são Texas, Arizona, Nova Jersey, Nova York e Flórida.
A notícia de que o número de imigrantes em 1994 foi recorde chegou num momento em que o Congresso dos EUA estuda a adoção de leis que limitem a entrada de estrangeiros no país.
Também cresce a pressão para que o governo federal adote medidas para coibir a imigração ilegal.

Texto Anterior: Otan ataca sérvios em Sarajevo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.