São Paulo, sexta-feira, 1 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Plantão presidencial; Tudo pela causa; Na teoria; Novo título; Pedreira; Outra situação; Primeiros passos; Aparências; Vale a intenção; Na espera

Plantão presidencial
FHC terá um fim-de-semana infernal. O encontro, no sábado, dos governadores com o presidente e Paulo Renato para discutir educação deu cria: haverá um jantar em seguida, café da manhã no domingo e reuniões individuais depois.

Tudo pela causa
FHC terá uma espinhosa pauta de reclamações e pedidos a ouvir dos governadores: bancos estaduais, crise na agricultura e reclamação contra as mexidas no Orçamento feitas por Serra. Tudo para obter mais apoio no Congresso.

Na teoria
O Planalto quer aproveitar o Orçamento de 96 para convencer o Congresso a aprovar as reformas. Avalia-se no governo que o aperto dos recursos para investimento fará os deputados buscarem meios de alterar essa situação.

Novo título
No começo do ano, falava-se em coordenador político para o governo. Agora, com novas complicações no Congresso, a idéia voltou com outro nome: fala-se em alguém para ser anteparo político de FHC. Resta saber quem.

Pedreira
A Comissão de Minas e Energia da Câmara mandou o TCU fazer uma auditoria financeira e patrimonial da Vale do Rio Doce. Proposta pelo petista Chico Ferramenta, passou por unanimidade. Atrasará a privatização da CVRD.

Outra situação
Representantes do Instituto Brasileiro de Siderurgia vão anunciar hoje, em audiência com FHC, investimentos de US$ 7 bi ao longo dos próximos quatro anos. O governo tem interesse em destacar que se trata de setor privatizado.

Primeiros passos
Ganha força na bancada do PSDB na Câmara a avaliação de que o próximo presidente do partido deve ser um deputado. O escolhido substituirá, no final do ano, o senador Artur da Távola.

Aparências
Ficou claro na reunião de ontem sobre mudanças no funcionamento da Comissão de Orçamento: para muitos parlamentares, o que importa é apresentar várias emendas (e dizer isto às "bases") e não necessariamente aprová-las.

Vale a intenção
Pelo raciocínio dos parlamentares que só querem apresentar as emendas, sempre será possível dizer que um ministro impediu a liberação das verbas. O importante é que as "bases " saibam da "boa" intenção do político.

Na espera
Fernando Gabeira (PV-RJ) diz que FHC lhe prometeu fazer hoje um pronunciamento contra os testes nucleares franceses no Pacífico. "Estou esperando, vamos ver", diz o deputado.

Próximo Texto: Ataque de machismo; Falta de solidariedade; Bebo sim; Cunha governista; Campanha; Sem fundo; Visita à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.