São Paulo, sexta-feira, 1 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Porto de Suape

A pesquisa feita por Fábio Hazin mostra que o trânsito de navios no porto de Suape é um dos responsáveis pelos ataques de tubarões.
Não se sabe o motivo, mas os tubarões gostam de seguir navios. Talvez o barulho produzido pelas hélices atraia esses bichos.
Quando o movimento de navios no porto de Suape foi muito grande, aconteceram mais acidentes. Entre janeiro de 92 e dezembro de 94, ou seja, em 36 meses, aconteceram 14 ataques de tubarões.
Desses 14, 12 aconteceram em um período de dez meses. Nesse período, o movimento do porto foi superior a 30 navios por mês.
Quando o movimento de navios no porto ficou entre 25 e 30 navios por mês, aconteceram dois ataques. Isso durou um ano.
Finalmente, por 14 meses, não houve registro de ataques. Nesses meses, o movimento no porto foi inferior a 25 navios por mês.
Antonio Dourado, 42, presidente do porto, disse que respeita muito o trabalho de Hazin, mas acha que "a pesquisa precisa ser mais profunda". Ele diz que Suape vai continuar funcionando, "mas não gostaria que o porto fosse visto como um vilão, que presta um serviço ruim à população e ao país".
Dourado acha que é preciso educar a população e os surfistas para o perigo dos ataques. Hazin diz que vai ser possível aprender a conviver com os tubarões.

Texto Anterior: Alguns tubarões comem de tudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.