São Paulo, sexta-feira, 1 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belgrado fará negociação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Sérvios da Bósnia e da Sérvia vão ter uma delegação conjunta nas negociações de paz sobre a ex-Iugoslávia. A decisão foi anunciada pelo negociador norte-americano, Richard Holbrooke, após reunião que ele teve em Belgrado com o presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic.
Formalmente, Milosevic é o presidente do que sobrou da Iugoslávia (Sérvia e Montenegro) e que mantém o nome do antigo país. Ele é aliado dos sérvios da Bósnia e sofre pressão do Ocidente para convencer os sérvios a negociar.
Após a reunião, Holbrooke foi a Zagreb, encontrar-se com o presidente croata, Franjo Tudjman.
O vice-presidente da autoproclamada República Sérvia da Bósnia, Nikola Koljevic, participa hoje de reunião entre o delegado americano, Robert Owen, e Milosevic.
É a primeira vez que um representante dos sérvios da Bósnia negocia o plano de paz dos norte-americanos. No começo da semana, o presidente da república autoproclamada, Radovan Karadzic, pediu ao Parlamento apoio ao plano.
Karadzic disse à ONU que o ataque da Otan é desnecessário, pois "os sérvios optaram pela paz. "Não usaremos artilharia contra as áreas de segurança da ONU, prometeu Karadzic. Para ele, o Ocidente se opõe à paz.

Texto Anterior: Observadores tidos como mortos são feitos reféns
Próximo Texto: Equipe identifica ossos do czar Nicolau 2º
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.