São Paulo, sábado, 2 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT ameaça líder no domingo

MURILO GABRIELLI
DA REDAÇÃO

As mudanças promovidas pela Rede Globo em sua grade de programação dominical não vêm por acaso: é nesse dia que o SBT costuma obter seus maiores índices de audiência, não raro ameaçando a liderança da emissora carioca.
Os recém-adquiridos jogos do Campeonato Brasileiro vão ocupar a faixa das 19h às 21h.
Até a última semana, a Globo obtinha índices médios de 30 pontos de audiência na Grande São Paulo nesse horário -segundo o Ibope- com o "Domingão do Faustão" e o "Fantástico".
Já o SBT, oscilava em torno dos 25 pontos, com o quadro "Em Nome do Amor", do "Programa Silvio Santos".
Cada ponto de audiência no Ibope corresponde a, aproximadamente, 100 mil telespectadores.
O futebol pode ser a saída para deter o avanço do SBT. Com os jogos finais do Campeonato Paulista -exibidos em julho- a Globo conseguiu índices médios acima dos 40 pontos.
Eram jogos decisivos, é verdade. Mas não eram exclusivos -a Rede Bandeirantes também os transmitiu.
A experiência recente do SBT também confirma a força do futebol. A emissora paulista conseguiu a maior audiência de sua história (42 pontos) com a transmissão da final Copa do Brasil, entre Grêmio e Corinthians, no dia 22 de junho.

"Fantástico"
O quadro se agrava -para a Globo- na faixa das 21h às 23h.
Na média, a Globo obtém médias em torno dos 30 pontos (com o "Fantástico"e o "Domingo Maior") e o SBT costuma registrar índices de 26 pontos (com o "Topa Tudo por Dinheiro").
Aqui, porém, o SBT conquista vitórias esporádicas.
No último domingo, por exemplo, entre 21h12 e 23h33 (horários de entrada e saída do ar do "Topa Tudo") sua audiência média ficou nos 30 pontos; a da Globo, na mesma faixa, em 23 pontos.
O remédio, nesse caso, não será a substituição do programa. O "Fantástico" continuará com duas horas de duração, passando, apenas, das 20h para as 21h.
Não muda o programa, mas vai mudar ser conteúdo. O novo diretor de jornalismo da Globo, Evandro Carlos de Andrade, quer que o "Fantástico" seja mais "quente", isto é, traga reportagens que tratem de assuntos atuais.
Não há mais restrições, também, quanto ao teor das reportagens. Temas como o racismo, por exemplo, eram antes proibidos.
A Folha apurou que a Globo estuda incluir uma grande chamada para as principais atrações do "Fantástico" no intervalo do jogo que estiver sendo transmitido.

Texto Anterior: Disputa vem desde 1990
Próximo Texto: TV fixou mudança de horário dos jogos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.