São Paulo, sábado, 2 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha faz sua primeira ação desde 1945

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A aviação militar alemã participou de uma ação de combate ontem pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, encerrada há 50 anos.
Cinco caças Tornado decolaram da base italiana de Piacenza e sobrevoaram o território bósnio. Eles não chegaram a atacar, porque a ação da Otan foi suspensa. Há 14 aviões alemães na base italiana.
O Parlamento alemão autorizou no último dia 30 de junho a entrada em ação das Forças Armadas alemãs, como apoio à Força de Reação Rápida (formada por franceses, britânicos e holandeses).
Por causa da pressão dos grupos pacifistas alemães, o governo decidiu não enviar efetivos terrestres à ex-Iugoslávia. Há 600 soldados em Piacenza, desde 15 de julho.
Dois dos aviões -de modelo Recce- fazem reconhecimento de radares. Os outros dois atuam no combate contra eles. Os aviões são também dotados de mísseis.
Os aviões conseguem voar a 30 metros de altura, a 1.000 km/h, e assim escapar dos radares inimigos. A operação durou das 9h40 às 12h30 (4h40 às 7h30 em Brasília).
A Otan já havia pedido a intervenção dos Tornados anteontem, mas ela não ocorreu por motivos técnicos. Os outros aviões da Otan não estavam preparados para entrar em contato com os alemães, e por isso foram necessárias modificações.
Após a Segunda Guerra, as Alemanhas (Ocidental e Oriental) ficaram dez anos sem forças armadas. Em 1955, elas foram reestruturadas na República Federal Alemã (a ocidental, capitalista) e integradas à Otan.
Nesta semana, Kohl citou "o dever que a Alemanha unificada deve assumir no seio da comunidade internacional como motivo para aceitar intervir na Bósnia.
A ação de ontem aconteceu no dia do 56º aniversário do ataque alemão à Polônia, que desencadeou a Segunda Guerra Mundial.
O ministro da Defesa, Volker Rühe, agradeceu os pilotos que participaram do vôo sobre a ex-Iugoslávia.

Texto Anterior: Ex-Iugoslávia terá reunião de paz
Próximo Texto: França aborda dois navios do Greenpeace
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.