São Paulo, domingo, 3 de setembro de 1995
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Mercado esotérico gera novos negócios

SIMONE GALIB
DA REPORTAGEM LOCAL

Os produtos esotéricos ganham cada vez mais mercado no Brasil. Muitos estão aproveitando esse filão para expandir negócios e ganhar muito dinheiro.
Basta circular pelos shoppings, feiras e livrarias da cidade para conferir que anjos, duendes, gnomos e livros especializados são presença constante nas vitrinas.
Mas não são apenas lojas e cursos que se multiplicam. A chamada indústria "alternativa" agora parte para a franquia.
Franquia é um sistema que consiste na transferência dos direitos de exploração da marca, serviço, produto ou tecnologia de operação de uma empresa para outra, com o pagamento de taxas e royalties.
Geralmente as pessoas hoje bem-sucedidas nesse mercado têm um histórico semelhante: transformaram o antigo hobby em um negócio lucrativo.
Quando Heloísa Galves, 29, criou a Alemdalenda, em 1990, não imaginou que, cinco anos depois, iria administrar três lojas próprias e 14 franquias no país.
Heloísa começou com dois duendes e dois gnomos, que vendia para amigos. Os pedidos aumentaram. Surgiu a primeira loja.
Hoje a Alemdalenda comercializa cerca de 3.000 itens. Está franqueando uma loja em Portugal e outra na Argentina.
A franquia de uma loja Alemdalenda requer R$ 40 mil (instalação e capital de giro, sem contar o ponto) para uma casa que tenha no mínimo 30 m2 e seja em um shopping. A taxa de franquia é de R$ 20 mil e o faturamento anual, de R$ 280 mil (loja de São Paulo).
A época também é de expansão -e de muitas franquias- para Mônica Buonfiglio, 31, que se tornou uma escritora best seller quase da noite para o dia.
Seus livros "Os Anjos Cabalísticos" (90ª edição) e "A Magia dos Anjos Cabalísticos" (15ª edição) já venderam mais de 350 mil exemplares.
A Oficina Esotérica Cultural Mônica Buonfiglio, já com três lojas próprias, virou marca de oito franquias no país.
"Foi uma forma de as pessoas terem acesso aos cursos da Mônica, que hoje se dedica mais aos livros", diz Adriana Lopes Valezim, 24, gerente-administrativa. Segundo ela, há mais de cem pedidos de franquia.
Para abrir uma oficina esotérica, exige-se uma casa (pintada de lilás ou rosa), que tenha móveis em cor clara, espaço para cursos e loja. "Não cobramos royalties", diz Adriana. Mas o franqueado deve vender os produtos da loja.
Mônica se diz pioneira nesse ramo. "Quando abri a oficina, no início da década de 80, existiam quatro espaços esotéricos em São Paulo com a proposta de cursos. Hoje são mais de mil."
A Pegastar trouxe da Suíça um programa, traduzido e adaptado para o português, com 16 tipos de análises e horóscopos.
Desde novembro de 94 já foram vendidas 71 franquias. Os interessados podem trabalhar em casa. Basta ter um microcomputador do tipo PC 386 ou 486 e uma impressora jato de tinta ou a laser.
"A maioria trabalha em casa para uma segunda opção de renda", diz Therezia Muller, master-franqueada para o Brasil.
A franquia custa R$ 8.900 (em três vezes) ou R$ 7.900 à vista. Não são cobrados royalties e taxas sobre o faturamento.
Há uma taxa mensal de assistência de R$ 50, que inclui consultoria de um astrólogo e assessoria de imprensa.

ONDE ENCONTRAR
Alemdalenda - tel. (011) 883-3260;
Oficina Cultural Esotérica - tel. (011) 532-1166;
Pegastar - (011) 247-2827.

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