São Paulo, segunda-feira, 4 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição vence nas eleições na APM

DA REPORTAGEM LOCAL

O médico Eleuses Paiva, 42, venceu neste final de semana as eleições para a presidência da APM (Associação Paulista de Medicina). Paiva é especialista em medicina nuclear e professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (SP).
Paiva fazia oposição à atual diretoria e diz ter recebido o apoio de todas as entidades médicas do Estado, entre elas o Sindicato dos Médicos e o Conselho Regional de Medicina.
Antes mesmo da posse, Paiva enfrenta um desafio difícil: impedir a aprovação do PAS, que deve ser votado nos próximos dias pela Câmara Municipal. PAS é o plano de saúde proposto pelo prefeito Paulo Maluf e que prevê a criação de cooperativas para administrar a rede pública de saúde.
"A aprovação desse plano será uma grande desmoralização da saúde pública no Estado, com prejuízos para os médicos e a população", disse Paiva. "Entidades médicas e sociedade precisam se juntar para impedir que isso ocorra."
Paiva promete também regulamentar os planos de saúde e dar prioridade ao salário, às condições de trabalho, à qualidade do atendimento e ao financiamento da saúde. Também prega uma melhora e um controle rigoroso sobre o ensino da medicina.
Paiva venceu o concorrente Celso Guerra por apenas 97 votos, mas diz que a diferença seria maior se várias urnas não tivessem sido impugnadas.
Na Associação Médica Brasileira (AMB), a eleição foi vencida por Antonio Carlos Nunes Nassif, 61, professor da Universidade Federal do Paraná. Nassif ganhou com 47,2% dos votos, derrotando dois candidatos da atual diretoria. Ele é médico otorrinolaringologista e já presidiu a AMB de 87 a 91. Nassif disse que, na sua gestão, a AMB estará desvinculada de qualquer corrente ou partido político. "A AMB será uma parceira do Ministério da Saúde e uma ouvinte ativa da população", disse.

Texto Anterior: Frio diminui a poluição em SP
Próximo Texto: Sai hoje lista de bairros onde vai faltar água
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.