São Paulo, segunda-feira, 4 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acorda São Paulo, acorda Approbato!

MARCELO FROMER; NANDO REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Parece que o Rio de Janeiro vai novamente sair na frente. Na semana passada, lançamos aqui a nossa sugestão para entrarmos numa nova era de paz nas arquibancadas: o Jogo da Paz, sem cobrança de ingresso, mas cujo direito de entrada seria apenas o fato de o torcedor estar usando uma camiseta branca. Um jogo simbólico para o desarmamento de espíritos.
Mas eis que, surpreendentemente, dois grandes cariocas resolvem tomar as rédeas e surgem com um projeto semelhante: Chico Buarque e Betinho estão organizando um jogo de futebol com profissionais e artistas, em pleno Maracanã, em novembro, marcando o primeiro evento da campanha "Paz no Futebol".
Excelente!! É fundamental que alguma coisa seja feita e qualquer providência que venha a ser tomada deve ter o seu valor reconhecido.
Mas uma pergunta se impõe neste específico momento: o que é que a Federação Paulista de Futebol está esperando para demonstrar que alguma coisa deve ser mudada depois dos tenebrosos resultados daquele jogo entre os juniores de São Paulo e Palmeiras?
Por que é que não se fez nada assim em São Paulo? Quantos torcedores ainda precisarão morrer em nossos jogos? Por que é que é preciso assistir ao surgimento de uma campanha no Rio de Janeiro, quando a sangria está correndo desatada aqui, nos nossos campos paulistas?
Não se trata de nenhuma espécie de bairrismo às avessas, até porque essa campanha está correta em querer se firmar com cunho nacional. Mas, afinal de contas, não é aqui em São Paulo que têm se registrado nos últimos anos os casos mais graves de selvageria?
Até segunda ordem, não parece que foram os torcedores do Remo e do Paysandu que se engalfinharam em sangrenta batalha no Pacaembu!
Há quantos anos vem se alastrando esse terrível obituário esportivo? Precisaremos continuar aumentando o nosso sinistro placar de defuntos? Por favor, alguém poderia nos responder?
E o que é mais assustador é que o Campeonato Brasileiro já adentra sua sexta rodada, na semana passada fizemos mais um Campeão das Américas -aliás, parabéns gremistas de todo o Brasil!!- e nada parece acontecer.
Estaremos esperando que uma nova batalha surja no próximo clássico entre times paulistas?
Não parece ser essa a idéia. Deixamos então, mais uma vez, a nossa sugestão do Jogo da Paz.
Se não for suficientemente interessante, esperamos apenas que ela sugira que é preciso tomar providências mais contundentes do que impedir a entrada de menores de 18 anos que não estejam devidamente "documentados"!!!
Acorda Federação Paulista!!

Cartas para esta coluna podem ser enviadas para a Editoria de Esporte, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01290-900

Marcelo Fromer e Nando Reis são músicos e integrantes da banda Titãs

Texto Anterior: Time foi bem, diz Luxemburgo
Próximo Texto: Bayern chega a quatro vitórias em quatro jogos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.