São Paulo, segunda-feira, 4 de setembro de 1995
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Adam Smith

CARLOS HEITOR CONY

RIO DE JANEIRO - Seria ótimo se fossem apenas os 15 minutos de glória a que cada um tem direito. Espremendo um pouco, cortando aqui, enxugando ali, daria mesmo para todo mundo. O diabo é que os 15 minutos estão se prolongando, sobretudo para aqueles que aprendem a forçar a barra.
Divine Brown mereceu sua fatia de esplendor: já está vendendo lingerie, breve venderá pasta de dente. Aqueles que divinizam o mercado, achando que o consumo substitui todos os valores humanos, devem estar satisfeitos com a moça. Ela é um exemplo da política de resultados.
Tivemos no Brasil o caso do Ronald Biggs, que há mais de 30 anos prolonga seus minutos de notoriedade. Ele é ouvido sobre assuntos transcendentais. Aconselha desodorantes, cuecas e comportamento. É uma grife. Mercado é para essas coisas.
Estão incluindo Adriane Galisteu no pacote. Pragmaticamente correta, a moça invadiu o campo desbancando atrizes e modelos com extensa quilometragem na estrada. Há ressentimentos contra a última namorada de Ayrton Senna, mas ela está na dela. Não se pode contrariar o mercado, ele deve regular a sociedade. Só assim as nações ficam ricas. Não importa se o povo fica miserável. Haverá mão-de-obra mais farta e barata.
Citando Adam Smith, o professor Mário Henrique Simonsen lembra que o mercado exige transparência. Precisamos saber a marca das cuecas de Ronald Biggs, o depilador usado por Adriane, a pasta de dentes de Divine Brown.
Pode parecer que uma coisa nada tem a ver com outra, mas, no fundo, cuecas, depiladores, pastas de dente e neoliberalismo são expressões de uma estratégia de mercado. Simonsen acha natural a privatização dos lucros e a socialização dos prejuízos. O Estado tem de socorrer o capitalismo toda vez que há boi na linha de um banco.
Não se trata de vulgar paternalismo. Se há um crime na sociedade, o Estado não é obrigado a sustentar o criminoso na cadeia? É o mesmo truque que projeta um ladrão, uma prostituta e uma modelo num mercado para além do bem e do mal.

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