São Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1995
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Veja como proteger caçambas de picapes

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Proprietários de picapes que usam seus veículos para transporte de carga encontram à venda vários tipos de protetores e capotas para caçamba.
O protetor pode ser produzido em fibra de vidro ou polietileno (espécie de plástico de pouca espessura e muita resistência).
Ele reveste o compartimento de carga, evita arranhões na pintura e amassados na lataria.
Na maioria dos casos, não é preciso fazer furos na lataria para instalar o protetor. A garantia costuma ser de um ano, segundo os revendedores.
A capota é feita em fibra de vidro e cobre a caçamba na altura da cabine. É usada por quem costuma carregar cargas que não podem ficar expostas à chuva e ao vento.
Várias empresas produzem ou revendem protetores de caçamba, com preços que variam de R$ 280 a R$ 490. As capotas custam de R$ 600 a R$ 1.800.
Protetores em polietileno, da marca Duraliner, são importados dos EUA. Segundo o importador Erwin Kriegel Neto, esse tipo de protetor tem maior durabilidade, prejudica menos a caçamba e sua garantia é ilimitada.
A Walumar instala protetores e capotas em todas as picapes nacionais, além das importadas Toyota Hilux e Peugeot 504.
Segundo Emerson Alves Costa, proprietário da Walumar, instalar um protetor de polietileno demora cerca de 20 minutos, enquanto a da capota, cerca de uma hora.
"Fazemos um serviço artesanal, com muita atenção aos detalhes de acabamento e pintura na cor do veículo", afirma Costa.
O comerciante Orlando Alves Ferreira cobriu a caçamba de sua Toyota Hilux com uma capota de fibra de vidro.
"Uso minha picape para viagens de lazer", diz Ferreira. "Costumo levar moto e jet ski na caçamba. Agora eles ficarão protegidos contra a chuva."
Na Keller é possível instalar protetores de fibra de vidro em cerca de 30 minutos, segundo o proprietário, João de Deus.
Para o encaixe, explica o proprietário da Keller, são aproveitados os próprios ganchos existentes na carroceria da picape.
Capotas marítimas
Outro protetor disponível no mercado é a capota marítima.
O acessório (uma lona esticada sobre a caçamba e presa a ganchos adaptados na carroceria) também é utilizado para proteger cargas transportadas em picapes.
A Spoiler instala a capota marítima em uma hora. O preço vai de R$ 170 a R$ 300, dependendo do tamanho da caçamba.
Zoltan Peter, proprietário da loja, diz que há disponíveis capotas para todos os modelos de picapes, nacionais ou importadas.
Proprietários de Kombi ou furgões podem revestir o interior do veículo com material feito em madeira -espécie de compensado- e isopor.
A Reves Cap é uma das poucas empresas que fazem essa adaptação, ideal para quem transporta produtos perecíveis.
Segundo Edvaldo do Carmo Oliveira Júnior, proprietário da empresa, a instalação demora duas horas e meia e custa de R$ 250 a R$ 530.
Marcelo Pinheiro Novaes, proprietário da Comercial Novaes, empresa vendedora de frios, mandou revestir o interior de dois furgões Chevrolet Trafic usados no transporte dos alimentos.
"O revestimento conserva a mercadoria e protege o carro."

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