São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controle à fronteira é reforçado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente Jacques Chirac ordenou ontem que o controle às fronteiras do país fosse reforçado. Ele disse que extremistas islâmicos são os maiores suspeitos dos atentados a bomba no país.
Chirac criticou o acordo de Schengen, que acabou com controle fronteiriço entre sete países europeus, entre eles a França.
Ele disse que fronteiras livres facilitam a entrada de terroristas. A França havia estendido até o final do ano o período de experiência do tratado, para não precisar adotá-lo de imediato.
Chirac fez ontem seu primeiro pronunciamento sobre os atentados a bomba na França. Em seis semanas, eles deixaram sete mortos e mais de cem feridos.
A polícia suspeita que guerrilheiros argelinos sejam responsáveis pelas bombas.
Elas lutam contra o governo da Argélia desde 1992, quando uma junta militar tomou o poder no país. Segundo esses grupos, a França apóia o governo golpista da Argélia.
Chirac disse também que a cobertura da imprensa causou mais estragos à sociedade francesa do que os terroristas esperavam fazer em seus ataques.
Por causa dos atentados, a França deslocou ontem 2.800 policiais para missões de segurança.

Texto Anterior: ONU considera retirada de armas insuficiente, e sérvios são atacados
Próximo Texto: França faz primeiro teste nuclear
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.