São Paulo, quinta-feira, 7 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calmon leva 'taça' de boa administração

Prêmio foi dado antes da intervenção

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Angelo Calmon de Sá recebeu um prêmio como bom administrador na noite de 14 de julho último, apenas 25 dias antes que o Banco Econômico, do qual foi presidente, passasse à intervenção do BC (Banco Central).
A premiação partiu da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada).
Ela coincidiu com informações, que já circulavam no mercado, de que o banco enfrentava dificuldades -justamente por má administração.
A última edição do "Jornal da Abrapp" circula com a foto de um Calmon sorridente entre outros nove premiados por aquela entidade.
"A situação dele é agora complicada, mas ele goza de bom conceito e ninguém pode responsabilizá-lo pela crise no Econômico antes que o BC conclua seu levantamento", diz Mizael Matos Vaz.
Presidente da Abrapp, Vaz também faz a ressalva de que Calmon recebeu o prêmio, entre outros motivos, por seu empenho na criação da Fundação Ecos, à qual estão hoje filiados cerca de 10 mil funcionários do Econômico.
A Ecos ocupava em maio a 43ª posição entre as instituições de previdência fechada pelo número de contribuintes e possuia o 81º patrimônio- R$ 190 milhões- entre os 231 fundos filiados à Abrapp.
Uma das curiosidades da premiação está no fato de a Ecos não ser considerada uma fundação de desempenho administrativo exemplar.
A Folha apurou que o Ministério da Previdência Social detectou a desobediência a normas de uma resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional) que regulamenta a composição dos patrimônios dos fundos de pensão.
A instituição havia estourado dois limites estipulados pelo CMN: possuia em seu patrimônio mais de 5% de ações do Banco Econômico ou empresas coligadas e mais de 20% em imóveis, dos quais, aliás, as agências do banco eram inquilinas.
Calmon de Sá, por meio de assessores, disse à Folha que não comentaria o episódio.

Texto Anterior: BB capta R$ 3 bi em aplicação
Próximo Texto: Saudades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.