São Paulo, quinta-feira, 7 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operações de crédito têm IOF reduzido

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo reduziu ontem de 18% para 15%, por meio de decreto presidencial, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre operações de crédito. Em empréstimos para aquisição ou construção de imóveis comerciais, o imposto cai para 6%.
A medida tem o objetivo de reduzir as restrições impostas ao crédito e ao consumo, mas, segundo o mercado financeiro, provocará uma queda pequena nos juros cobrados dos tomadores.
Em abril, último mês de crescimento acelerado da produção e do consumo, o IOF sobre operações de crédito foi elevado de 6% para 18%. Na época, o governo temia que a aceleração da atividade econômica pressionasse a inflação.
Hoje, avalia-se que o pacote de restrições ao crédito -que incluiu a elevação dos compulsórios sobre recursos bancários e a redução nos prazos dos crediários e consórcios- já cumpriu o seu papel.

Texto Anterior: Custo de vida sobe 1,84%, diz Dieese
Próximo Texto: CEF opera nova poupança na próxima semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.