São Paulo, quinta-feira, 7 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falências e concordatas têm queda em agosto

DA REPORTAGEM LOCAL

Agosto fechou com queda de 18,33% no número de falências decretadas na cidade de São Paulo em relação ao mês anterior.
No mesmo período os pedidos de concordata recuaram 16,36%, segundo a Serasa (Centralização de Serviços Bancários).
O recuo nas falências decretadas e concordatas requeridas indica, segundo os técnicos da Serasa, que o pior período vivido pelas empresas com relação à inadimplência (atraso no pagamento) já está terminando.
A pesquisa revela que, no mês passado, 49 empresas paulistanas tiveram falência decretada (a Justiça determina o fim das atividades), contra 60 registros em julho.
Já as falências requeridas continuaram em patamar alto. Em agosto, foram 1.229 pedidos de falência, com crescimentos de 20,96% em relação a julho (1.016 pedidos) e de 211,14% na comparação com agosto de 94.

Concordatas
Em agosto, 46 empresas pediram concordata em São Paulo, contra 55 no mês anterior. Em relação a agosto de 94, os pedidos de concordata no mês passado cresceram 1.433%.
Uma empresa requer concordata à Justiça quando necessita de prazo especial para renegociar as dívidas com os credores.
No mês passado, 88.912 títulos foram protestados na cidade de São Paulo, com queda de 27,13% em relação a julho. Segundo os técnicos, essa redução não reflete a queda efetiva da inadimplência ocorrida no mês passado.
É que, com a greve dos correios, os cartórios não puderam enviar as notificações às empresas e aos consumidores. Por isso, os números estão prejudicados.

Texto Anterior: CEF opera nova poupança na próxima semana
Próximo Texto: Saldo cambial fica positivo com exportações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.